Jornada para o Céu

São Tikhon de Zadonsk


Nascido em 1724 no vilarejo de Korotsk, na região de Novgorod, numa família simples de camponeses, ele recebeu o hábito monástico aos 34 anos de idade, e rapidamente, por causa de sua ascese e sabedoria espiritual, foi elevado a maiores funções até ser consagrado Bispo de Voronezh. Ele serviu como bispo por sete anos e então, por enfermidade, retirou-se para o mosteiro de Zadonsk e lá morreu em 1783. Suas relíquias miraculosas foram guardadas até os dias de hoje. Um grande asceta da Igreja Russa, ele foi também um raro pastor, um homem de oração e escritor de belas obras espirituais. Em sua sabedoria, sua santidade e ascetismo, ele podia ser contado como igual aos grandes Pais da Igreja Ortodoxa de tempos antigos. Por causa dos muitos milagres testemunhados que foram realizados sobre suas relíquias, foi proclamado santo pelo povo, e oficialmente reconhecido como tal pela Igreja em 1861. Sua comemoração se dá em 26 de agosto (13 de agosto do velho calendário).

Tropário, Tom 8

Desde tua juventude amaste o Cristo, ó abençoado / e foste modelo de palavra, vida, amor, espírito, fé e humildade / Agora que estás habitando nas mansões celestiais onde posta-se diante do trono da Santíssima Trindade / Santo pai Tikhon, orai para que nossas almas sejam salvas.

Kontakion, Tom 8

Ó sucessor dos Apóstolos, adorno dos Hierarcas e mestre da Igreja Ortodoxa / orai ao Senhor de todos para que Ele conceda paz ao mundo e grande misericórdia a nossas almas.

Sobre o amor a Deus

Queridos cristãos, todos os cristãos dizem, "Como podemos não amar a Deus?" ou, "Quem amaremos, se não Deus?" Isso é verdadeiro. Deus é o bem supremo, incriado, sem começo, sem fim, existente, sem mudança. Tanto quanto o sol brilha, e como o fogo aquece, assim é Deus bom por natureza. Ele é e sempre foi bom, uma vez que "não há bom senão um só, que é Deus" (Mt 19:17). Deus faz o bem até quando nos castiga, pois Ele castiga-nos para que possa nos corrigir. Ele nos atinge para que tenha misericórdia de nós; Ele nos dá tristezas para que possa verdadeiramente nos consolar. "Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho" (Heb 12:6). Como então podemos não amar Deus tão bom? Deus é nosso Criador. Ele criou-nos do nada. Nós não existíamos, e eis que agora vivemos, nos movemos, e temos nosso ser. Suas mãos onipotentes nos fizeram e formaram. Ele criou-nos, ó homem, não como outras criaturas, sem racionalidade ou sentidos. Ele criou-nos por Seu conselho especial: "Façamos o homem" (Gen 1:26). Das outras criaturas é dito: "Ele mandou, e logo foram criados" (Sl 148:5), mas não foi assim com o homem. Como então? Façamos o homem, diz.

Que conselho santo e querido! O Deus Tri-hipostático, Pai, Filho e Espírito, diz do homem: "Façamos o homem". Que tipo de homem? "Em nossa imagem", diz, "conforme a nossa semelhança". Ó maravilhosa bondade de Deus para o homem! Ó excelente honra exaltada do homem! O homem foi criado por Deus na imagem e semelhança de Deus. Sobre qual criatura Deus conferiu tamanha honra? Não conhecemos nenhuma. Foi conferida ao homem e este foi honrado com a imagem de Deus. Ó amada e bela criação de Deus, o ser humano, imagem de Deus! Ele leva em si o selo real. Como o rei é honrado, assim é sua representação. Como a Deus Rei Celestial é devida toda honra, assim à Sua imagem, o ser humano. Deus despejou sua bondade sobre nós em nossa criação, ó cristão! Como então podemos deixar de amar a Deus?

Nós caímos e perecemos. Não podemos lamentar suficiente isso: "Todavia o homem, que está em honra, não permanece; antes é como os animais, que perecem" (Sl 48:13, LXX). Mesmo assim, Deus, que ama a humanidade, não nos abandonou, mas encontrou um modo maravilhoso de nos salvar. Ele enviou Seu Filho unigênito para salvar-nos e reunir-nos para Ele. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (Jo 3:16-17). Como então não amaremos Deus, que assim nos amou? Como todos O invocamos, Deus é cheio de Amor pela Humanidade; então o homem deve ser cheio de amor por Deus. Pois nada pode ser dado em retorno ao amor senão amor e gratidão.

Deus é nosso provedor. Ele pensa em nós e cuida de nós. Ele nos dá comida, o que vestir e onde morar. Seu sol, a lua e as estrelas nos dão luz. Seu fogo nos aquece e nós preparamos a comida nele. Sua água nos limpa e refresca. Seus animais nos servem. Seu ar nos mantém vivos. Em uma palavra, estamos cercados por Suas bênçãos e amor, e sem elas não poderíamos viver por um momento. Então como podemos não amar Deus que tanto nos ama? Nós amamos um ser humano que faz o bem; tanto mais devemos amar a Deus que faz o bem, A quem pertence nós mesmos e tudo que possuímos. Toda a criação e o próprio ser humano é propriedade de Deus. "Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam" (Sl 23:1, LXX).

Deus é nosso Pai. Oramos a Ele e dizemos: "Pai nosso que estás no Céu". Verdadeiramente é dito: "Como podemos não amar a Deus?" Amor, como toda virtude, deve residir no coração. Deus não diz: ame, seja humilde, seja compassivo, ore, busque-Me", para nossos lábios, mas sim para nosso coração. E se este amor habita no coração, ele necessariamente se manifestará exteriormente.

Sobre o Evangelho da Salvação

Queridos cristãos! Nada é mais agradável, amável e doce a nós, pecadores, que o Evangelho. Mais bem-vindo do que pão para o faminto, bebida para o sedento, liberdade para o escravo e os aprisionados, é o Evangelho para os pecadores que entendem sua má condição.

"Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lc 19:10). Esta é a voz excelentemente doce do Evangelho. Quem é o Filho do homem? Ele é o Filho de Deus, o Rei do Céu, enviado por Seu Pai Celestial, Aquele que quis ser chamado Filho do homem por nós. Por qual motivo Ele veio? Para buscar e salvar a nós que estamos perdidos e trazer-nos para Seu reino eterno. O que poderia ser mais bem-vindo e desejável a nós que estamos perdidos? Mas vejamos que é o Evangelho, e o que requer de nós, e para quem é pregado corretamente.

1. Por seu próprio nome, o Evangelho é a mais feliz das notícias. Para todo o mundo ele prega Cristo, o Salvador do mundo, que veio buscar e salvar o que estava perdido. Ouçam todos, pecadores perdidos, ouçam à voz excelentemente doce do Evangelho! Ele grita a todos nós: "O Filho do homem veio buscar e salvar o que havia se perdido".

É coisa terrível ser encontrado em pecado diante de Deus. O Evangelho prega que nossos pecados são perdoados pelo nome de Cristo e que Cristo é nossa justificação perante Deus. Em ti, ó meu Salvador Jesus Cristo, Filho de Deus, sou justificado. Tu és minha verdade e iluminação.

É coisa terrível ser encontrado em inimizade com Deus. O Evangelho prega que Cristo nos reconciliou com Deus, e tendo vindo Ele pregou a paz a todos de perto e de longe. Coisa temível para nós é a maldição da Lei, pois somos todos pecadores; ela sujeita o pecador a penas temporais e eternas. O Evangelho prega que Cristo redimiu-nos da maldição da Lei, tendo se tornado a maldição por nós. Coisa temível para nós é a morte. O Evangelho prega que Cristo é nossa ressurreição e vida.

Coisa temível para nós é a Gehenna e inferno. O Evangelho prega que Cristo libertou-nos do inferno e suas calamidades. É coisa terrível para nós estarmos separados de Deus. O Evangelho prega que nós estaremos com o Senhor para sempre em Seu reino eterno.

Esta, abençoados cristãos, é a doce voz do Evangelho. "Provai", e então "vede que o Senhor é bom" (Sl 33:9, LXX). "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (Jo 3:16-17). "Bendito o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, e nos levantou uma salvação poderosa Na casa de Davi seu servo" (Lc 1:68-69).

2. É requerido de nós, cristãos, que recebamos essa voz celestial e essas doces notícias com gratidão enquanto são enviadas do Céu, e que demos sempre graças a Deus nosso Benfeitor a partir de um coração puro. Deus é ofendido por todo pecado. Estejamos longe de todo pecado e façamos Sua santa vontade para não ofendermos Ele que é nosso Pai compassivo e Benfeitor. "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu" (Mt 6:10).

3. Para quem o Evangelho é pregado? Cristo responde: "O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração" (Lc 4:18). Em outras palavras, àquelas pessoas que, reconhecendo seus pecados, enxergam sua pobreza, má condiçã e baixeza, e possuam um coração contrito com temor do julgamento de Deus, a essas o Evangelho é corretamente pregado como remédio aplicado a um corpo ferido. Ouçam, almas tristes e contritas, ouçam a voz doce do Evangelho! "O Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido!" Ele te busca e salva, porque você é um daqueles que Ele veio buscar. Aceite e confesse-se como pecador diante de Deus. Seus pecados serão também perdoados pelo nome de Cristo.

Veja, cristão, que o Evangelho não é planejado para aqueles cristãos que vivem imprudentemente e em iniquidade, e não reconhecem seus pecados, pobreza e má condição, e não possuem um coração contrito. O remédio é aplicado naquele que reconhece e admite sua fraqueza. A esses é dito: "Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará" (Tg 4:9-10). E novamente: "E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo" (Mt 3:10).

Pecadores! Tenhamos temor do julgamento de Deus e nos esforcemos por um coração contrito e humilde, para que recebamos do Evangelho como de uma fonte de água viva refrescante e consoladora, e recebamos a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor, para quem seja a glória com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário