Sobre a Igreja de Cristo e seus atributos



Pe. Thomas Hopko

Na Igreja una, santa, católica e apostólica. . .

Igreja, como palavra, significa aqueles chamados como um povo específico para realizar uma tarefa específica. A Igreja Cristã é a assembléia do povo escolhido de Deus chamado a guardar sua palavra e fazer sua vontade e sua obra no mundo e no reino celestial.

Nas Escrituras a Igreja é chamada Corpo de Cristo (Rm 12; 1 Cor 10, 12; Col 1) e Noiva de Cristo (Ef 5; Ap 21). Também é comparado ao templo vivo de Deus (Ef 2; 1 Pe 2) e é chamado de “coluna e baluarte da verdade” (1 Tm 3,15).

A Igreja é Una

A Igreja é uma porque Deus é um, e porque Cristo e o Espírito Santo são um. Só pode haver uma Igreja e não muitas. E esta Igreja, porque sua unidade depende de Deus, Cristo e o Espírito, nunca pode ser quebrada. Assim, de acordo com a doutrina ortodoxa, a Igreja é indivisível; os homens podem estar nela ou fora dela, mas não podem dividi-la.

De acordo com o ensino ortodoxo, a unidade da Igreja é a unidade livre do homem na verdade e no amor de Deus. Tal unidade não é realizada ou estabelecida por nenhuma autoridade humana ou poder jurídico, mas somente por Deus. Na medida em que os homens estão na verdade e no amor de Deus, eles são membros de Sua Igreja.

Os cristãos ortodoxos acreditam que na Igreja Ortodoxa histórica existe a plena possibilidade de participar totalmente da Igreja de Deus, e que somente os pecados e as falsas escolhas humanas (heresias) colocam os homens fora dessa unidade. Em grupos cristãos não-ortodoxos, os ortodoxos afirmam que existem certos obstáculos formais, variando em diferentes grupos, que, se aceitos e seguidos pelos homens, impedirão sua perfeita unidade com Deus e, assim, destruirão a unidade genuína da Igreja (por exemplo, o papado na Igreja Romana).

Dentro da unidade da Igreja o homem é o que ele foi criado para ser e pode crescer para a eternidade na vida divina em comunhão com Deus por meio de Cristo no Espírito Santo. A unidade da Igreja não é quebrada pelo tempo ou espaço e não se limita apenas aos que vivem na terra. A unidade da Igreja é a unidade da Santíssima Trindade e de todos aqueles que vivem com Deus: os santos anjos, os justos mortos e aqueles que vivem na terra segundo os mandamentos de Cristo e o poder do Espírito Santo .

A Igreja é Santa

A Igreja é santa porque Deus é santo e porque Cristo e o Espírito Santo são santos. A santidade da Igreja vem de Deus. Os membros da Igreja são santos na medida em que vivem em comunhão com Deus.

Dentro da Igreja terrena, as pessoas participam da santidade de Deus. O pecado e o erro os separam dessa santidade divina, assim como da unidade divina. Assim, os membros terrenos e instituições da Igreja não podem ser identificados como tais com a Igreja enquanto santa.

A fé e a vida da Igreja na terra são expressas em suas doutrinas, sacramentos, Escrituras, cultos e santos que mantêm a unidade essencial da Igreja e que certamente podem ser afirmados como “santos” por causa da presença e ação de Deus neles.

A Igreja é Católica

A Igreja também é católica por causa de sua relação com Deus, Cristo e o Espírito Santo. A palavra católico significa pleno, completo, inteiro, sem nada faltar. Só Deus é realidade plena e total; só em Deus não falta nada.

Às vezes, a catolicidade da Igreja é entendida em termos da universalidade da Igreja ao longo do tempo e do espaço. Embora seja verdade que a Igreja é universal – para todos os homens em todos os tempos e em todos os lugares – essa universalidade não é o verdadeiro significado do termo “católica” quando é usado para definir a Igreja. O termo “católico” como originalmente usado para definir a Igreja (já nas primeiras décadas do segundo século) era uma definição de qualidade e não de quantidade. Chamar a Igreja de católica significa definir como ela é, ou seja, plena e completa, abrangente e sem nada faltar.

Mesmo antes de a Igreja se espalhar pelo mundo, ela era definida como católica. A Igreja original de Jerusalém dos apóstolos, ou as primeiras cidades-igrejas de Antioquia, Éfeso, Corinto ou Roma, eram católicas. Essas igrejas eram católicas – como toda e qualquer igreja ortodoxa hoje – porque nada de essencial faltava para que fossem a genuína Igreja de Cristo. O próprio Deus se revela plenamente e está presente em cada igreja por meio de Cristo e do Espírito Santo, atuando na comunidade local de crentes com sua doutrina apostólica, ministério (hierarquia) e sacramentos, não necessitando, portanto, de acrescentar nada a ela para que possamos participar plenamente do Reino de Deus.

Crer na Igreja como católica, portanto, é expressar a convicção de que a plenitude de Deus está presente na Igreja e que nada lhe falta da “vida abundante” que Cristo dá ao mundo no Espírito (Jo 10,10). É confessar exatamente que a Igreja é de fato “a plenitude daquele que cumpre tudo em todos” (Ef 1,23; também Col 2,10).

A Igreja é Apostólica

A palavra apostólico descreve aquele que tem uma missão, aquele que “foi enviado” para cumprir uma tarefa.

Cristo e o Espírito Santo são ambos “apostólicos” porque ambos foram enviados pelo Pai ao mundo. Não é apenas repetido nas Escrituras em numerosas ocasiões como Cristo foi enviado pelo Pai, e o Espírito enviado por meio de Cristo a partir do Pai, mas também foi registrado explicitamente que Cristo é “o apóstolo . . . da nossa confissão” (Hb 3.1).

Assim como Cristo foi enviado por Deus, o próprio Cristo escolheu e enviou Seus apóstolos. “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio . . . recebei o Espírito Santo”, disse o Cristo ressuscitado a Seus discípulos. Assim, os apóstolos vão para o mundo, tornando-se o primeiro fundamento da Igreja Cristã.

Nesse sentido, então, a Igreja é chamada apostólica: primeiro, porque é edificada sobre Cristo e o Espírito Santo enviados por Deus e sobre os apóstolos enviados por Cristo, cheios do Espírito Santo; e em segundo lugar, como a própria Igreja em seus membros terrenos é enviada por Deus para dar testemunho de Seu Reino, para cumprir Sua palavra e fazer Sua vontade e Suas obras neste mundo.

Os cristãos ortodoxos acreditam na Igreja como acreditam em Deus, em Cristo e no Espírito Santo. A fé na Igreja é parte da declaração de credo dos crentes cristãos. A própria Igreja é objeto de fé como realidade divina do Reino de Deus dado aos homens por Cristo e pelo Espírito Santo; a comunidade divina fundada por Cristo contra a qual “as portas do inferno não prevalecerão” (Mt 16,18).

A Igreja, e a fé na Igreja, é um elemento essencial da doutrina e da vida cristã. Sem a Igreja como realidade divina, mística, sacramental e espiritual, em meio ao mundo caído e pecaminoso, não pode haver comunhão plena e perfeita com Deus. A Igreja é um dom de Deus para o mundo. É o dom da salvação, do conhecimento e da iluminação, do perdão dos pecados, da vitória sobre as trevas e a morte. É o dom da comunhão com Deus por meio de Cristo e do Espírito Santo. Este dom é dado totalmente, de uma vez por todas, sem reservas da parte de Deus. Permanece para sempre, até o fim dos tempos: invencível e indestrutível. Os homens podem pecar e lutar contra a Igreja, os crentes podem cair e ser separados da Igreja, mas a própria Igreja, a “coluna e baluarte da verdade” (1 Tm 3), permanece para sempre.

. . . [Deus] pôs todas as coisas debaixo dos pés [de Cristo] e o fez cabeça sobre todas as coisas para a Igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

. . . pois por meio dele nós. . . temos acesso em um Espírito, ao Pai. Portanto, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a pedra angular, no qual toda a estrutura está unida e cresce em templo santo no Senhor; no qual também vós sois nele edificados para morada de Deus no Espírito.

. . . Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la pela lavagem da água com a palavra, para apresentar a si a Igreja em esplendor, sem mancha, nem ruga, nem coisa semelhante, para que ela seja santa e sem mancha. . . Este é um Grande Mistério. . . Cristo e a Igreja. . .
(Ef 1.21-23; 2.19-22; 5.25-32) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário