São Paísios e as orações pelos mortos




É possível, ancião, que os mortos (além dos santos) que ainda não entraram em julgamento orem?

Eles recuperam a consciência e procuram ajuda, mas não conseguem se ajudar. Todos aqueles que estão no Hades por apenas uma ofensa, perguntariam se Cristo poderia dar-lhes apenas cinco minutos para se arrependerem. Nós, que estamos vivos, ainda temos tempo para arrependimento, mas os infelizes que repousaram não podem melhorar sua condição, então esperam nossa ajuda. Portanto, nosso dever é ajudá-los com nossa oração.

Meus pensamentos me dizem que apenas dez entre cem mortos estão em estado demoníaco e, onde estão, amaldiçoam a Deus, como os demônios. Eles não pedem ajuda, nem querem ajuda. O que Deus faria com eles de outra forma? Como uma criança que se distancia do pai, que depois de esbanjar sua fortuna passa a amaldiçoar o pai. O que o pai pode fazer? Outros que já morreram, se têm um pouco de philotimo, sentem sua culpa, se arrependem e sofrem por seus pecados, pedem ajuda e são ajudados positivamente com as orações dos fiéis.

Assim, Deus lhes dá uma chance, mesmo agora, enquanto aguardam o julgamento, de encontrar ajuda antes que a Segunda Vinda aconteça. E, como nesta vida terrena, aquele que é amigo do rei pode intervir junto ao rei e ajudar em favor de alguém que aguarda julgamento, assim também ocorre com aquele que é amigo de Deus, com sua oração ajuda os mortos a passar de uma prisão para outra melhor; de uma cela para outra melhor. Ele pode até movê-los para um quarto ou apartamento.

Assim como aliviamos os prisioneiros, trazendo-lhes bebidas e outras coisas, também aliviamos os mortos, com orações e esmolas que fazemos em nome de suas almas. Orações e memoriais daqueles que ainda estão vivos em nome dos falecidos é a última oportunidade que o Senhor dá para ajudar os falecidos, até o Juízo Final. Após o julgamento, não será mais possível ajudá-los.

Deus quer ajudar os repousados, porque dói pela salvação deles, mas não o faz, porque tem nobreza. Ele não quer dar o direito ao diabo de dizer: "Por que você o salvou, embora ele não tenha trabalhado?" Quando oramos pelos descansados, damos a Deus o direito de intervir. Deus se comove mais quando oramos pelos repousados do que pelos vivos.

É por isso que nossa Igreja tem kollyva e memoriais. Os memoriais são os melhores advogados das almas dos falecidos. Eles têm a capacidade de remover as almas até do inferno. Assim também você deve, em cada Divina Liturgia, ler memoriais e ter kollyva para o repouso. O trigo tem um significado: é semeado na corrupção e ressuscitado na incorrupção, ou seja, simboliza a morte e a ressurreição da humanidade, como dizem as Escrituras.

Ancião, os que morreram recentemente precisam mais de oração?

Quando eles condenam alguém à prisão, não é verdade que no começo é mais difícil para eles? Temos que orar pelos repousados que não agradaram a Deus em vida, para que Deus faça algo por eles. Principalmente quando sabemos que alguém foi endurecido - porque poderíamos pensar que era endurecido, mas na realidade não foi - e viveu uma vida pecaminosa, então temos que rezar muito - com Divinas Liturgias. Quarenta liturgias devem ser servidas consecutivamente por suas almas, esmolas devem ser dadas aos pobres para a salvação de suas almas, para que os pobres orem por eles dizendo: "Que seus ossos sejam santificados", para que Deus tenha misericórdia deles. Assim, tudo o que eles não fizeram, faremos por eles. Enquanto isso, uma pessoa que teve bondade, mesmo que sua vida não fosse boa, pode ser muito ajudada com uma pequena oração.

Conheço acontecimentos que testemunham o quanto os repousados são ajudados pelas orações de pessoas espirituais. Alguém uma vez veio à minha cabana e me disse em lágrimas: "Ancião, eu não orei em nome de um certo homem tranqüilo que era conhecido por mim, e ele apareceu em meus sonhos. Ele me disse que fazia vinte dias e eu não o ajudei, mas agora ele sofre porque eu o esqueci. De fato, por vinte dias eu havia esquecido devido às várias preocupações da vida, e nem rezei por mim mesmo".

Quando alguém morre e nos pedem para orar por ele, é bom, Ancião, rezar um cordão de oração completo em seu nome por quarenta dias?

Se você rezar o cordão de oração completo por eles, ore ao mesmo tempo por todos os que repousam. Por que o trem inteiro deveria ir ao seu destino para apenas um passageiro, quando cabem muitos outros? Quantos infelizes mortos precisam e procuram ajuda, mas não há quem reze por eles! As pessoas às vezes só fazem serviços fúnebres para alguém que era parente ou muito próximo. Fazendo assim não ajudam nem os seus, porque a sua oração não agrada tanto a Deus. Como eles fizeram tantas comemorações para o próximo, que também façam comemorações para todos os que são estranhos.

Ancião, os mortos que não têm quem reze por eles, são ajudados por aqueles que geralmente rezam pelos falecidos?

Claro que são ajudados. Quando rezo por todos os repousados, vejo meus pais em meus sonhos, porque eles estão descansando de minhas orações. Cada vez que tenho uma Divina Liturgia, faço um memorial geral para todos os repousados. Se às vezes eu não orar pelos falecidos, então os falecidos que são conhecidos por mim aparecem diante de mim. Um parente meu, morto na guerra, vi-o à minha frente depois da Divina Liturgia, durante a memória, porque não tinha o seu nome escrito com os outros que tinham repousado, pois foi comemorado durante o Preparação dos dons com aqueles que caíram heroicamente. Vocês também, na Santa Preparação, não comemoram apenas os nomes dos enfermos, mas também os nomes dos mortos, porque os mortos têm maior necessidade.

Após a morte, as pessoas continuam a manter os poderes de sua consciência e podem continuar a se comunicar com Deus. Não quero dizer que a alma vai rezar a Deus pedindo isto ou aquilo, ou este ou aquele favor. Quando digo orar, quero dizer a energia que une as pessoas a Deus.

Com esse tipo de oração, os mortos podem se comunicar com toda a humanidade, da mesma forma que nos comunicamos e rezamos pelas almas dos mortos. É por isso que temos memoriais. É a forma que usamos para nos comunicarmos, pela graça do Espírito Santo, com aqueles que já partiram para a grande viagem.

A morte não nos separa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário