Reivindicando o Evangelho

Bradley Nassif
 
A maior parte do trabalho de minha vida nos últimos cinquenta e um anos foi devotado a compreender a verdade de Deus como é conhecida na tradição ortodoxa. Concluí quatro graus avançados em Novo Testamento, História Europeia, estudos pastorais ortodoxos e meu trabalho de doutorado em patrística com o falecido pe. John Meyendorff. Fui orador convidado em conferências de prestígio em todo o mundo, fiz documentários para a televisão, ensinei em seminários importantes e publiquei amplamente. Tudo isso, entretanto, não significa absolutamente nada se eu não mantiver a Pessoa de Cristo no centro de minha vida e pensamento. Sem Ele, sou um teólogo ignorante - um grande zero!

O mesmo é verdade para nossas igrejas ortodoxas na América e no exterior. Estou convencido de que a Igreja Ortodoxa preserva a plenitude da verdade de Deus, mas estou igualmente persuadido de que não tornamos essa verdade significativa e acessível aos membros de nossa própria Igreja. A necessidade mais urgente no mundo ortodoxo hoje é a necessidade de uma agressiva "missão interna" de (re) converter nosso povo a Jesus Cristo. O evangelho de Cristo e nossa vida Nele precisam ser reivindicados como a própria peça central da vida da Igreja.
 
Um lamento sobre vidas inalteradas

Todos nós sabemos que a Igreja Ortodoxa possui uma herança teológica muito rica e bela. Poucos contestariam a maravilha arquitetônica de nossas catedrais, a beleza artística de nossa iconografia ou o impacto inspirador de nossos antigos hinos e serviços litúrgicos. Nossa literatura teológica do passado continua a definir o significado da palavra ortodoxia para aqueles que se perderam no labirinto contemporâneo do liberalismo teológico, religião de seita ou pós-modernismo. Nós, Ortodoxos, temos feito melhor do que todos os outros em não mudar a "fé uma vez entregue aos santos" (Judas 1:3).

Ainda assim, é bastante óbvio pela fraca participação em nossos serviços litúrgicos e na vida pessoal de alguns membros, que a Ortodoxia muitas vezes falha em atender às necessidades espirituais de nosso povo - na América, bem como na pátria mãe da Rússia, Grécia, Europa Oriental e Oriente Médio. Os paroquianos estão entrando e saindo da igreja, com poucas mudanças visíveis em suas vidas. Em suma, eles não sabem o conteúdo central do evangelho ou como integrar seu significado em sua vida cotidiana. Sei que são coisas tristes de se dizer, mas um diagnóstico correto precede a cura adequada. 

Nosso povo é evangelizado ou sacramentalizado?

O que estou dizendo é que a Ortodoxia contemporânea possui o evangelho de uma maneira formal, mas não o estamos traduzindo de uma maneira relevante e transformadora. A clareza do evangelho não se torna intencionalmente central em nossos serviços litúrgicos e em nossa vida cotidiana. Formalmente, em sua liturgia, sacramentos, iconografia, hinografia, espiritualidade e literatura teológica, a Igreja Ortodoxa é extremamente centrada em Cristo; na prática, entretanto, não é. Só porque o evangelho está formalmente na vida da Igreja não significa que os paroquianos ortodoxos compreenderam e se apropriaram de sua mensagem! Nossos bispos e padres precisam tornar o evangelho claro como cristal e absolutamente central em nossas paróquias.

Isso não quer dizer que os sermões não são pregados. Eles são, e muitas vezes são eloqüentes. Mas muitas vezes o que os padres pregam não são a vida, a morte e a ressurreição de Jesus e Seu chamado ao compromisso total e o que isso significa para a vida cotidiana e a liturgia. Nossos líderes assumem erroneamente que todos sabem sobre o assunto. Em vez de mensagens centradas em Cristo, ouvimos sermões que tratam de valores morais, questões sociais, doações financeiras, o meio ambiente ou a necessidade de mais frequência à Igreja - tudo inseparavelmente relacionado ao evangelho, mas não deve ser confundido com as Boas Novas em si. Com efeito, o evangelho autêntico é substituído por um evangelho social ou litúrgico (como se simplesmente "ir à igreja" fosse tudo o que fosse necessário). Muitas vezes me pergunto: "Nosso povo é realmente evangelizado ou simplesmente sacramentalizado?"

A verdadeira pregação sacramental torna o evangelho central para cada ato litúrgico e cada período litúrgico de jejum e oração. Sem a centralidade do evangelho, acabamos impondo ao nosso povo o mal do formalismo religioso e do ritualismo estéril. Na verdade, não é uma verdadeira ortodoxia, mas uma falsa ortodoxia. Os bispos e padres não devem presumir que todos na Igreja são convertidos e não precisam ouvir a mensagem básica do evangelho. A mensagem de mudança de vida do perdão dos pecados e nova vida em Cristo deve ser deliberadamente aplicada a toda a vida sacramental da Igreja. A pregação centrada em Cristo e a adoração centrada em Cristo devem ser fielmente realizadas por nossos sacerdotes e bispos se eles desejam adorar a Deus verdadeiramente em "espírito e em verdade" (João 4).

Concentre-se na centralidade de "Cristo", não na centralidade da "ortodoxia"

Fora da ortodoxia, você notou como as comunidades cristãs mais saudáveis ​​hoje em dia são aquelas que pregam a Cristo, não sua própria denominação? Eles falam de Jesus, não de suas identidades "Batista", "Metodista" ou "Pentecostal". No entanto, tudo o que parecemos ouvir de nossos púlpitos é "Ortodoxia, Ortodoxia, Ortodoxia!" Somos obcecados pela autodefinição por meio da negação. É um vício religioso doentio. Freqüentemente, reforçamos nossa identidade como ortodoxos contrastando-nos constantemente com evangélicos ou católicos. Gostaria que falássemos mais sobre a fé cristã e menos sobre a "ortodoxia".

Como teólogo, sei muito bem que as diferenças são importantes e que é importante que nossos paroquianos as conheçam. Mas não devemos permitir que nosso ambiente religioso dite a ênfase de nossa vida espiritual. Eu me pergunto quantos padres e pessoas podem passar um ano inteiro sem falar sobre o quão "diferentes" eles são de um de seus irmãos protestantes ou católicos? Nossas igrejas irmãs no Patriarcado de Antioquia em todo o Oriente Médio parecem fazer um trabalho muito melhor nisso do que fazemos na América. Eles aprenderam a viver pacificamente com seus companheiros cristãos e muçulmanos não ortodoxos, sem recorrer constantemente ao fundamentalismo de uma jihad ortodoxa! Hoje, porém, nós na América ficamos loucos se o padre quiser convidar um orador não ortodoxo ou encorajar estudos bíblicos com outros cristãos conservadores. No entanto, os padres fazem isso com frequência no Oriente Médio.

Considere esta única proposição: Se o evangelho for tornado mais claro e mais central em tudo o que fazemos na Igreja, seremos verdadeiramente ortodoxos na realidade e não apenas no nome. Não estou tentando ser simplista ou reducionista; pelo contrário, procuro ser fiel à visão maximalista da fé da Igreja Ortodoxa Oriental. Cristo é o Alfa e o Ômega, o começo e o fim de todas as coisas e a cura para todos os nossos pecados e fraquezas.

Seja como for, inúmeras consequências resultam de tornarmos conscientemente o evangelho mais claro e central em nossa vida na Igreja. Uma vez que Jesus, em Suas relações trinitárias, é proclamado em todos os sacramentos e ações litúrgicas da Igreja, então a pregação, o culto, as missões e a educação da Igreja refletirão essa centralização em Cristo. Por exemplo:
 
Os serviços de adoração serão mais significativos porque o sacerdote mostra como Cristo nos cura por meio dos diferentes sacramentos.
 
A Divina Liturgia não se concentrará na Eucaristia "per se", mas em Cristo na liturgia da Palavra e na liturgia do sacramento, dois aspectos inseparáveis ​​da liturgia dominical.
 
A educação cristã não se limitará a aprender o significado simbólico das vestes do padre, arquitetura da Igreja, etc., mas sobre a própria Bíblia e como Jesus Cristo e a Santíssima Trindade são o foco principal dessas vestes e expressões artísticas da teologia.
 
A obra missionária da Igreja não buscará simplesmente "plantar igrejas", mas "converter pecadores" à fé pessoal em Cristo por meio do arrependimento, fé e batismo. Além disso, sua missão interna aos paroquianos que são ortodoxos no nome apenas pode, pela primeira vez, levar as pessoas a um relacionamento salvador com Cristo por meio da rededicação de suas vidas ao Senhor como uma renovação de seu batismo.
 
Finalmente, na pregação da Igreja, o evangelho de Jesus Cristo será aplicado ao mercado de trabalho, escola, vida social e familiar.

Muito simplesmente, precisamos recuperar as dimensões evangélicas da fé de nossa Igreja (veja meu capítulo, "A Teologia Evangélica da Igreja Ortodoxa Oriental" em Três Visões sobre Ortodoxia Oriental e Evangelicalismo, ed. James Stamoolis, Zondervan, 2004). Precisamos fazer com que o púlpito esteja de acordo com o altar. Por mais estranho que possa parecer, a pregação da Igreja precisa se tornar mais eucarística. Por que? Porque a Eucaristia proclama o Evangelho! Ele “proclama a morte do Senhor, até que Ele venha”. A morte, ressurreição e segunda vinda de Cristo são a essência das Boas Novas.

Seja claro sobre o evangelho e torne-o o centro de sua vida e ministério

A Igreja Ortodoxa tem uma história tão longa e uma teologia tão rica que é fácil perder de vista a floresta por causa das árvores. Mas nunca devemos perder de vista a simplicidade do evangelho e suas consequências de longo alcance para a vida cotidiana. É por isso que estou tão preocupado em relacionar a fé da Igreja com o dia-a-dia do cristão comum. Tenho oferecido seminários de fim de semana em igrejas sobre "Espiritualidade do deserto para o povo da cidade" na tentativa de traduzir os princípios da vida monástica (não seu estilo de vida) para as disciplinas espirituais do cristão comum (jejum, oração, meditação, leitura da Bíblia). Também ensino um curso universitário intitulado "Vendendo com Alma!" por ajudar os empresários cristãos a integrar sua fé no mercado. Acredito que o mesmo tipo de coisa pode ser feito em todas as nossas paróquias, se mantivermos nossos olhos na relevância cultural do evangelho.

Portanto, no final, se nós, Ortodoxos, desejamos possuir uma fé verdadeiramente encarnacional e trinitária, precisaremos constantemente recuperar os aspectos pessoais e relacionais de Deus em cada ação vivificante da Igreja. Deixar de manter o evangelho no centro constituirá uma negação experimental de nossa própria fé. Devemos parar nosso vício religioso à "Ortodoxia" e suas "diferenças" com o Ocidente. Precisamos antes recuperar as dimensões evangélicas de nossa vida eclesial total. A própria liturgia nos exorta nesse sentido. Os quatro Evangelhos são os únicos livros que ficam bem no centro do altar porque somente neles ouvimos a Boa Nova - tudo o mais na Igreja é comentário. É a Bíblia que guia e julga a Igreja, não o contrário. Assim, nas palavras de São João Crisóstomo, cujo nome leva nossa liturgia, “a falta de conhecimento das Escrituras é a fonte de todos os males na Igreja”. Temo que muitos conversos estejam vindo para a Igreja por uma porta giratória, saindo silenciosamente porque sua vida e sua família não estão sendo suficientemente alimentadas. Somente uma transformação do evangelho tornará a Igreja Ortodoxa saudável o suficiente para sustentar a vida dos paroquianos que buscam nutrição espiritual em nossas comunidades.

Fonte: http://ww1.antiochian.org/content/reclaiming-gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário