Indicação do Caminho para o Reino do Céu (Parte III)



Como Jesus Cristo viveu na Terra e o que Ele sofreu por nós

Todos devem obedecer à lei de Deus. Essa lei está contida em dois mandamentos:

1. Ama o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com toda a tua mente e com todas as tuas forças; e

2. Ame o próximo como a si mesmo.


De acordo com a forma como você cumpre esta lei, você receberá recompensas. Mas não há ninguém, e nunca houve e nunca haverá um homem que pudesse cumprir esses dois mandamentos perfeitamente.


Só Jesus Cristo os cumpriu perfeitamente e sem qualquer deficiência. Nesse aspecto, todos os santos, e mesmo os maiores santos, são apenas como lâmpadas; enquanto Jesus Cristo é como o sol em todo o seu brilho e esplendor. E assim como é impossível para um ser humano olhar para o sol e descrevê-lo, também é impossível descrever todas as obras virtuosas (feitos) de Jesus Cristo.


Portanto, direi apenas brevemente sobre sua vida e virtudes, e apenas o que pode ser visto no Evangelho. Nenhum ser humano e mesmo nenhum anjo amou a Deus tanto quanto Jesus Cristo o amou e o ama. Jesus Cristo sempre orou a Deus, Seu Pai, e especialmente muitas vezes orou à noite e na solidão.


Em todas as festas, especialmente na Páscoa, Jesus ia ao templo em Jerusalém, que não era perto do lugar onde Ele morava. Todos os sábados, ele ia ao local onde as pessoas se reuniam para orar e receber instruções.


Em todas as Suas obras (feitos) Jesus Cristo sempre glorificou o nome de Deus, e tanto em segredo como em público deu louvores a Deus.


Durante toda a sua vida, Jesus Cristo realmente respeitou, obedeceu, honrou e amou Sua Mãe e José, seu pai adotivo, e até mesmo respeitou os chefes e anciãos, e prestou homenagem ao imperador terreno.


Jesus Cristo executou o serviço e a obra para a qual veio ao mundo com total boa vontade, sem murmurar, com consciência, com todo o fervor e amor.


Jesus Cristo amou a todos, desejou bem a todos e fez bem a todos; e, para a verdadeira felicidade dos homens, não poupou a própria vida.


Jesus Cristo suportou todo tipo de ofensa ou insulto com indescritível mansidão e amor. Ele não reclamava de Seus ofensores, e nem mesmo se irritava com Seus mais declarados inimigos, que o caluniavam, zombavam dele e queriam matá-lo. Ele poderia ter matado e destruído com uma palavra todos os Seus inimigos e oponentes; mas Ele não queria fazer isso. Pelo contrário, Ele desejou a todos o bem, fez o bem a eles, orou por eles e chorou por sua perdição.


Para falar brevemente, desde Seu nascimento até Sua própria morte, Jesus Cristo não cometeu o menor pecado, seja em palavra, ação ou pensamento; mas Ele fez todo tipo de bem em todos os momentos e para todas as pessoas.


Agora vamos olhar e ver como Jesus Cristo sofreu por nós aqui na terra. Sendo o Filho de Deus e Ele mesmo Deus, Jesus Cristo tomou sobre si o corpo e a alma de um homem e tornou-se um homem perfeito, sem pecado.


Sendo Todo-Poderoso, Ele assumiu a forma de um escravo. Sendo Rei do céu e da terra, Ele nasceu na pobreza de uma mãe pobre, em uma caverna, e jazia em uma manjedoura. Seu pai adotivo era um pobre carpinteiro.


Jesus Cristo, o Legislador Supremo, para cumprir o que a lei exigia, no oitavo dia após Seu nascimento derramou Seu sangue mais precioso por meio da circuncisão. Depois disso, Sua Puríssima Mãe o levou para o Templo e por Ele, o Redentor do mundo, pagou a redenção. Enquanto Jesus Cristo ainda estava em Seu berço, Herodes tentou matá-lo e Ele fugiu para o Egito, um país estrangeiro.


Mas não pense que Jesus Cristo em Sua infância não conseguiu entender o que foi feito e o que aconteceu com Ele. Não! Embora Jesus Cristo seja um homem perfeito, ao mesmo tempo Ele também é um Deus perfeito; e, portanto, Ele viu e soube tudo o que foi feito a Ele.


Jesus Cristo, sendo Deus e o Todo-Poderoso a quem o céu e a terra e miríades de anjos obedecem, Ele mesmo ao longo de sua vida terrena obedeceu a Sua mãe, que é Sua própria criação. Jesus Cristo, que tem em Sua mão direita todos os tesouros do mundo, durante Sua vida terrena não teve lugar na terra para reclinar a cabeça. Jesus Cristo, o Rei de todo o universo, prestou homenagem a um rei terreno.


Jesus Cristo a quem todos os anjos e todas as criaturas servem, Ele mesmo serviu aos homens e lavou os pés de Seus discípulos, que foram escolhidos entre as pessoas mais ignorantes e simples.


Jesus Cristo sofreu durante Sua pregação uma multidão incontável de insultos de todo tipo de Seus inimigos. Eles o chamavam de pecador e transgressor da Lei de Moisés, e um sujeito preguiçoso, e filho de um carpinteiro, e amigo e camarada de glutões, bebedores de vinho e coletores de impostos. Houve um tempo em que a malícia e a fúria de Seus inimigos chegaram a tal ponto que eles quiseram jogá-Lo montanha abaixo. Em outra ocasião, eles quiseram apedrejá-lo até a morte. Eles chamaram Seu mais sagrado ensino de mentira e engano. Quando Ele curou os enfermos ou ressuscitou os mortos, Seus inimigos disseram que ele fez tudo isso com a ajuda de Satanás e sugeriram ao povo que até Ele mesmo tinha um demônio Nele.


Em suma, desde o Seu nascimento até a Sua própria morte, Jesus Cristo sofreu e viu tristezas e ultrajes por todos os lados. Ele sofreu tanto dos homens quanto pelos homens. Ele se entristeceu não só porque as pessoas não quiseram ouvi-lo e ofenderam-no, mas também porque estavam perecendo e não queriam ser salvas de sua perdição. Jesus Cristo sofreu, por assim dizer, tanto visivelmente como invisivelmente; porque Ele viu e suportou não apenas insultos abertos e ultrajes dos homens, mas ao mesmo tempo Ele viu os pensamentos malignos e intenções secretas de Seus inimigos, e Ele viu que as próprias pessoas que aparentemente O amavam e ouviam, também não acreditavam nEle ou eram indiferentes à sua salvação.


De quem Jesus Cristo mais sofreu? Dos principais sacerdotes judeus e dos escribas, isto é, dos eruditos e de seus chefes que sabiam e esperavam a vinda do Salvador a eles, mas não estavam dispostos a receber Jesus Cristo ou ouvi-Lo, mas pelo contrário o entregaram à morte como se Ele fosse um enganador e violador da lei: e quando o povo judeu estava pronto para livrar Jesus da crucificação, eles (os sacerdotes e escribas) os incitaram a pedir pelo ladrão e rebelde Barrabás, e a deixar Jesus, o Santo dos Santos, morrer. Até onde pode ir a inveja e a malícia dos homens! Mas o que é mais horrível, Jesus Cristo foi traído por um homem que era Seu discípulo, que O conhecia, que tinha comido e bebido com Ele, e viu com seus próprios olhos Sua vida, Seus milagres e o poder de Seu ensino. E como Ele foi traído? Por deslealdade e por um beijo. E por que preço? Por trinta moedas de prata.


Por quem Jesus Cristo sofreu? Para todos os pecadores, desde Adão até o fim do mundo.


Ele sofreu também por aqueles mesmos homens que O torturaram, por Seus inimigos que O entregaram àquela tortura e por aqueles que, tendo recebido dEle inúmeros benefícios, não só não Lhe agradeceram, mas até O odiaram e perseguiram. Ele também sofreu por todos nós que O ofendemos diariamente com nossas inverdades, maldade e terrível indiferença aos Seus sofrimentos por nós que, por nossa ingratidão e pecados abomináveis, por assim dizer, O crucificamos uma segunda vez.


Perto do fim de Sua vida terrena, Jesus Cristo fez um dos maiores milagres, ou seja, Ele ressuscitou Lázaro que já estava quatro dias na sepultura e começou a se decompor. Este milagre que aconteceu na presença de uma grande multidão persuadiu muitos a crer em Jesus Cristo e reconhecê-lo como o mensageiro de Deus. Mas em vez de aceitar Jesus Cristo e crer Nele e assegurar aos outros que Ele é o verdadeiro Salvador do mundo, os principais sacerdotes e escribas judeus se reuniram em torno de Caifás e se aconselharam sobre o que fazer com Jesus e tentaram encontrar acusações contra ele. E finalmente eles decidiram entregar à morte Jesus Cristo, que ressuscitou os mortos.


Mas como Jesus Cristo sofreu na última noite, isto é, desde a última ceia até a sua entrega nas mãos dos soldados, é impossível para nós sequer imaginarmos. Seus sofrimentos internos naquela época eram tão grandes e terríveis que somente Jesus Cristo poderia suportá-los. No Getsêmani, Ele suou sangue. Naquele momento, Sua alma sentiu uma agonia cruel, grande tristeza e terrível sofrimento. Sua alma estava coberta de vergonha e horror pelos nossos pecados que Ele tomou sobre Si mesmo, por todos os pecados dos homens cometidos desde Adão até aquele tempo, e pelos pecados que serão cometidos até o fim dos tempos.


Então Jesus Cristo vê que mesmo entre os próprios cristãos em breve aparecerão discípulos hipócritas como Judas e que muitos deles não só não O imitarão, mas cederão aos vícios e pecados vis e abomináveis, e até mesmo muitos aparecerão que renunciarão à própria fé e seu ensino, ou irão distorcê-los por falsas explicações e, em vez de se renderem à sabedoria de Deus, eles próprios quererão guiar os outros de acordo com suas próprias idéias.


Por um lado, o amor a Deus, Seu Pai, exigia que Ele destruísse a raça humana como criminosos ingratos, enquanto, por outro lado, o amor pelos homens decaídos e perecendo O exortava a sofrer por eles e, por Seu sofrimento, livrá-los da perdição eterna. Esses sofrimentos foram tão grandes e dolorosos para Jesus Cristo que Ele disse aos Seus discípulos: Minha alma está triste até a morte.


Depois disso, eles amarraram Jesus Cristo como se Ele fosse um malfeitor e o conduziram aos Seus inimigos que o julgaram e o condenaram à morte. Os apóstolos, a quem Ele amou sobretudo e acima de tudo, abandonaram-no e fugiram.


À pergunta de Pilatos: quem devo libertar, Barrabás ou Cristo?, seus inimigos ciumentos e maliciosos incitaram os insensatos a pedirem pelo ladrão Barrabás e a crucificarem Jesus, o Justo e Santo. E assim o entregaram nas mãos dos pagãos que O torturaram, açoitaram, cuspiram nele, zombaram dele, colocaram em sua cabeça uma coroa de espinhos, tiraram suas roupas, pregaram-no numa cruz e o crucificaram entre dois ladrões, e em um lugar vergonhoso como se Ele fosse um grande malfeitor e criminoso.


Sua cruel malícia e inveja não O pouparam nem mesmo na cruz, pois mesmo ali eles O ridicularizaram como um enganador e, para saciar Sua sede, deram-lhe vinagre e fel para beber. E, finalmente, Jesus Cristo morre, e Ele morre pela morte na cruz, isto é, por uma morte dolorosa e vergonhosa.


Não pense que Jesus Cristo sofreu porque Ele não poderia ter escapado ou evitado as torturas. Não! Ele se entregou por sua própria vontade e se ofereceu como um sacrifício; do contrário, ninguém teria ousado sequer pensar em tocá-lo, pois vocês sabem que, quando aqueles que foram enviados por ele vieram buscá-lo, Ele lhes perguntou: Por quem vocês estão procurando? Eles responderam: Jesus de Nazaré. Ele disse-lhes: Eu sou Ele! E com aquela palavra todos eles caíram no chão.


Isso é tudo o que podemos dizer dos sofrimentos de Jesus Cristo que Ele suportou por nós por causa de Seu amor indizível por nós. Mas, para perceber, tanto quanto possível, quão grande é Seu amor por nós e a grandeza de Seu sacrifício, devemos nos lembrar de quem é Jesus Cristo. Jesus Cristo é o verdadeiro Deus, o Criador todo-poderoso de todo o universo, o poderoso Senhor de todas as criaturas, o terrível Juiz dos vivos e dos mortos; e este mesmo Jesus Cristo desejou sofrer pela humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário