Indicação do Caminho para o Reino do Céu (Parte I) - Sto. Inocêncio do Alaska

 

Introdução
 
As pessoas não foram criadas meramente para viver aqui na terra como animais que desaparecem após sua morte, mas para viver com Deus e em Deus, e viver não por cem ou mil anos, mas para viver eternamente. Mas apenas os cristãos podem viver com Deus; isto é, aqueles que acreditam corretamente em Jesus Cristo. Todos, seja quem for, desejam e buscam prosperidade e felicidade. Desejar o que é bom para si mesmo e buscar prosperidade ou felicidade faz parte da natureza do homem e, portanto, não é pecado ou vício. Mas precisamos saber que aqui na terra não houve, não há e nunca haverá felicidade e prosperidade verdadeiras e perfeitas; pois toda a nossa prosperidade e felicidade está somente em Deus. Ninguém jamais encontrará a verdadeira felicidade e perfeita prosperidade sem Deus ou fora de Deus.
 
Nada neste mundo, a não ser Deus, pode preencher nosso coração ou satisfazer totalmente nossos desejos. Um fogo não pode ser apagado com lenha e óleo, porque somente a água o apagará. Exatamente da mesma forma, os desejos do coração humano não podem ser satisfeitos com os bens deste mundo, porque somente a graça de Deus pode saciar a sede de nossos desejos.
 
Tudo o que desejamos nos agrada apenas enquanto não o possuímos; e quando o obtemos, logo nos cansamos daquilo. Ou apenas o que ainda não fazemos nos parece bom e atraente; ao passo que tudo o que temos, mesmo sendo o melhor, ou não é bom o suficiente para nós ou não nos atrai. Um bom exemplo disso é o Rei Salomão que, como se sabe, era tão rico que toda a louça e toda a mobília de seus palácios era de ouro puro; ele sabia que os reis vinham visitá-lo; e ele era tão glorioso que seus inimigos estavam aterrorizados com ele. Sendo mais sábio e poderoso do que todos os seus contemporâneos, ele foi capaz de satisfazer todos os seus desejos e vontades, de modo que dificilmente havia algo no mundo que ele não possuísse ou não pudesse obter. Mas com tudo isso ele não pôde satisfazer seu coração, e os desejos de seu coração o fatigaram e atormentaram muito mais do que um homem comum; e no final, tendo tentado tudo no mundo, ele disse em seus escritos: Tudo neste mundo é vaidade, e nada pode satisfazer nossos desejos.
 
Na verdade, nem um único prazer terreno pode satisfazer nosso coração. Estamos em uma terra estranha, peregrinos e viajantes; nosso lar e nossa pátria estão lá no céu, no Reino celestial; e não existem coisas na terra que possam satisfazer perfeitamente nossos desejos. Deixe um homem possuir o mundo inteiro e tudo o que há no mundo, mas tudo isso não irá interessá-lo por mais de um minuto, por assim dizer, e isso nunca irá satisfazer seu coração: pois o coração do homem pode ser totalmente satisfeito somente pelo amor a Deus e, portanto, somente Deus pode preencher o coração e a alma do homem e saciar a sede de seus desejos. E então, você deseja viver com Deus ali, no Reino dos Céus? Seja um cristão ortodoxo. Você quer prosperidade e felicidade? Procure em Deus. Você quer que seu coração fique totalmente satisfeito? Mova-o para o Deus de Quem você foi separado por seus pecados.

Porém, ninguém sozinho, sem Jesus Cristo, pode voltar-se e aproximar-se de Deus, porque os nossos pecados, como um muro alto, não nos deixam ir a Ele. E a menos que Jesus Cristo em Sua misericórdia por nós tivesse descido à terra, e a menos que tivesse tomado para Si nossa carne humana e por Sua morte destruído a parede que nos separava de Deus, todos teriam perecido e nenhuma alma poderia ter se aproximado de Deus ou viver com ele. Pois todos são pecadores e nascem em pecado desde o ventre de sua mãe; e mesmo em uma criança, embora não saiba nada do mundo e não faça nada, já existe a semente do pecado.
 
Portanto Jesus Cristo é nosso Redentor, Salvador, Libertador e Benfeitor. Agora, todos que desejam fazer isso podem voltar para Deus e entrar no Reino dos Céus.

Mas só há um caminho para o Reino dos Céus, e esse é o caminho que Jesus Cristo percorreu quando viveu na terra. Não há outra maneira, e nunca existiu e nunca existirá, pois Jesus Cristo disse: Eu sou o caminho, e se alguém deseja me seguir, negue-se a si mesmo, tome sua cruz e me siga.
 
E assim, para todo cristão, e até mesmo para todo ser humano, é extremamente necessário saber encontrar o caminho e como percorrê-lo. E aqui eu quero falar com você sobre o caminho; e embora eu mesmo saiba que não posso mostrar a você como deveria, ainda tentarei de acordo com meus poderes, confiando em Jesus Cristo que pode usar até a própria sujeira para curar e restaurar.

Agora, quem quer que encontre meu livro e queira lê-lo, não encontrará nele nada além de uma explicação pobre e débil do Caminho para o Reino dos Céus. Mas se alguém o ler com orações a Jesus Cristo, Ele, sendo todo-poderoso, mesmo por essas minhas palavras pode iluminar e aquecer o coração do leitor. Divido meu livro em quatro partes:
 
1. Sobre os benefícios que Jesus Cristo nos concedeu por sua morte.
2. Como Jesus Cristo viveu na terra e o que Ele sofreu por nós.
3. O caminho pelo qual devemos entrar no Reino dos Céus.
4. Como Jesus Cristo nos ajuda a seguir esse caminho e como podemos receber essa ajuda.
 
Senhor Jesus Cristo, a Ti eu clamo: ouve-me Teu indigno servo! Ilumine minha mente; concede que eu possa descrever verdadeira e claramente Teu caminho para o Reino de Glória que Tu, em Tua misericórdia, nos concedeu! Faze que aqueles que leem e ouvem minhas palavras sejam preenchidos com Teu amor, iluminados por Teu conhecimento e fortalecidos por Teu poder. Aqueça nossos corações com o Teu Espírito - e com alegria e fervor seguiremos o caminho que Tu nos mostraste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário