Indicação do Caminho para o Reino do Céu (Parte II)


As Bênçãos que Jesus Cristo Nos Concedeu com Sua Morte

Antes de falar sobre isso, vejamos as bênçãos que Adão teve no Paraíso antes de cometer o pecado e o mal que Adão sofreu depois de ter cometido o pecado, e com ele todos os homens.

O primeiro homem, sendo criado à imagem e semelhança de Deus, até obscurecer a semelhança de Deus por sua vontade própria, foi abençoado naquela mesma imagem e semelhança de Deus. Assim como Deus não tem fim e é eterno, também Adão foi criado imortal. Deus é totalmente justo e Adão foi criado sem pecado e justo. Deus é totalmente feliz e Adão foi criado feliz e sua felicidade poderia ter aumentado dia a dia por toda a eternidade.

Adão vivia num belíssimo Paraíso, num jardim plantado pelo próprio Deus, onde se contentava com tudo. Ele sempre foi saudável e bem, e ele nunca teria conhecido qualquer tipo de doença. Ele não tinha medo de ninguém nem de nada. Todos os animais e pássaros o obedeciam como rei. Ele não sentia frio nem calor. E embora ele trabalhasse e atuasse no paraíso, ele trabalhava com prazer e deleite, e não achava o trabalho pesado ou cansativo.

Seu coração e alma estavam cheios do conhecimento e amor de Deus. Ele estava sempre quieto e feliz, e nunca conheceu e nunca viu nada desagradável, perturbador, doloroso ou triste. Todos os seus desejos eram puros, corretos e em ordem. Sua memória, intelecto e todas as outras faculdades de sua alma eram perfeitas. E sendo inocente e puro, ele sempre viveu com Deus e conversou com Ele, e Deus o amou como Seu filho favorito. Para ser breve, Adão estava no Paraíso e o Paraíso estava em Adão.

Agora, se Adão não tivesse quebrado o mandamento de Seu Criador, ele próprio teria sido feliz e todos os seus descendentes sempre teriam sido felizes também. Mas Adão pecou diante de Deus e quebrou Sua lei, e a lei mais fácil; e por isso Deus o baniu do Paraíso, porque Deus não pode viver com pecado nem com o pecador.

Adão perdeu imediatamente a felicidade de que gozara no Paraíso. Sua alma foi escurecida, seus pensamentos ou desejos foram confundidos, sua imaginação e memória começaram a ficar nubladas. Em vez de alegria e paz de espírito, ele viu tristeza, aflições, problemas, pobreza, os trabalhos mais dolorosos e todo tipo de adversidade - a velhice finalmente doentia o ameaçou, e depois disso, a morte. Mas o mais horrível de tudo foi que o diabo, que se consolou com os sofrimentos dos homens, ganhou poder sobre Adão.

Os próprios elementos, isto é, o ar, o fogo, etc., que anteriormente serviram a Adão e ministraram ao seu prazer, tornaram-se então hostis a ele. A partir dessa época, Adão e todos os seus descendentes começaram a sentir fome, calor e os efeitos das mudanças dos ventos e do clima. Os animais selvagens tornaram-se incontroláveis e começaram a considerar as pessoas como seus inimigos e como suas presas. A partir desse momento as pessoas começaram sentir doenças externas e internas que com o passar do tempo aumentaram em número e gravidade. Os homens se esqueceram de que eram irmãos e começaram a se atacar, a odiar, enganar, torturar e matar. E finalmente, depois de todos os tipos de trabalhos e ansiedades amargos, eles tiveram que morrer; e como eram pecadores, deviam estar no inferno e ali serem eternamente e incessantemente atormentados.

Nenhum ser humano sozinho poderia ou pode restaurar o que Adão perdeu. E o que teria acontecido conosco se Jesus Cristo em Sua misericórdia não tivesse nos redimido? O que teria acontecido com toda a raça humana?

Deus, que nos ama muito mais do que nós mesmos, em sua grande misericórdia, enviou-nos Seu Filho Jesus Cristo para nos salvar. Jesus Cristo se tornou um homem como nós, mas sem pecado.

Por Seu ensino, Jesus Cristo dispersou as trevas e os erros da mente humana e iluminou o mundo inteiro com a luz do Evangelho. Agora, todo aquele que quiser pode conhecer a vontade de Deus e os meios e o caminho para a bem-aventurança (felicidade).

Por Sua vida, Jesus Cristo nos mostrou o caminho para o Reino celestial que Adão perdeu e, ao mesmo tempo, nos mostrou como devemos buscá-lo e como segui-lo.

Por Sua paixão (sofrimento) e morte, Jesus Cristo nos redimiu das dívidas que tínhamos que pagar a Deus e que nunca teríamos podido pagar; e Ele nos fez, que éramos escravos do diabo e do pecado, filhos de Deus. E aqueles tormentos que nós, como transgressores da vontade de Deus, teríamos que sofrer, Ele suportou por nós. Por Sua morte, Ele nos libertou das misérias, do tormento futuro e da morte eterna.

Por sua ressurreição, Jesus Cristo destruiu as portas do inferno e abriu para nós as portas do Paraíso que haviam sido fechadas para todos pela desobediência de Adão; e Ele conquistou e esmagou o poder do diabo e da morte, nossos inimigos. Portanto, agora aqueles que morrem na fé e na esperança, crendo e confiando em Jesus Cristo, através da morte passam da vida vã, podre e temporal para uma vida que é brilhante, incorruptível e sem fim; enquanto para a conquista do diabo e para afastá-lo temos a cruz e a oração.

Finalmente, pela graça e méritos de Jesus Cristo, podemos agora entrar no Reino dos Céus e receber apoio e ajuda ao longo do caminho; isto é, todos nós podemos receber livre e verdadeiramente o Espírito Santo e ser cheios Dele. Sem o Espírito Santo é impossível seguir o caminho que Jesus Cristo seguiu.

Se Jesus Cristo não tivesse visitado a Terra, ninguém poderia ter entrado no Reino dos Céus. Mas agora todos nós, cada um de nós, podemos entrar facilmente; mas não podemos entrar de outra forma senão pelo caminho que Jesus Cristo seguiu quando vivia na Terra.

Mas o que o Senhor preparou para nós lá no céu, ninguém pode dizer ou imaginar. Só podemos dizer que aqueles que crêem em Jesus Cristo e seguem Seus mandamentos, após sua morte, viverão com os Anjos, os Justos e os Santos no céu, e verão a Deus face a face. Eles se regozijarão com alegria pura, constante e eterna, e nunca conhecerão o cansaço ou a tristeza, ou preocupação, ou tormento ou sofrimento. No fim do mundo, eles ressuscitarão com seus corpos e reinarão com Cristo eternamente. 

Todos esses benefícios Jesus Cristo dará não a um só povo, mas a todos, sem exceção. Quem quiser pode recebê-los. O caminho foi mostrado, arranjado e, na medida do possível, alisado e nivelado. Além disso, Jesus Cristo está pronto para nos ajudar a trilhar esse caminho, e Ele mesmo está disposto a nos conduzir pela mão, por assim dizer. Resta-nos não nos opor a Ele e não ser obstinados, mas nos rendermos completamente à Sua vontade. Deixe-O nos guiar onde e como Ele quiser.

Você vê como Jesus Cristo nos ama e que bênçãos Ele nos concedeu! O que aconteceria agora se Jesus Cristo aparecesse de repente diante de nós visivelmente e nos perguntasse: Meus filhos, vocês me amam pelo que fiz por vocês? E vocês sentem em seus corações gratidão por Mim? Quem de nós não diria: Sim, Senhor, Te amamos e Te agradecemos?

Mas se você ama Jesus Cristo e se considera grato a Ele, fará o que Ele lhe ordena? Porque quem ama e quem se sente grato fará tudo o que estiver ao seu alcance para agradar ao seu benfeitor. Mas Jesus Cristo quer de você apenas uma coisa; a saber, Ele deseja que você O siga até o Reino dos Céus. Jesus Cristo fez tudo por nós: não podemos fazer por Ele o que Ele pede?

Jesus Cristo desceu do céu à terra para nos salvar; não deveríamos, por amor a Ele, estar dispostos a segui-Lo até o céu? Jesus Cristo suportou por nós todos os tormentos e sofrimentos; não deveríamos, por Jesus Cristo, estar dispostos a sofrer e suportar um pouco?

Bem-aventurado e mais abençoado é aquele que segue Jesus Cristo ao longo de toda a sua vida, porque certamente estará onde vive o próprio Jesus Cristo.

Feliz é aquele que se preocupa e tenta imitar Jesus Cristo, porque receberá ajuda de Jesus Cristo.

Mas infeliz é aquele que não deseja seguir Jesus Cristo e se desculpa dizendo que é difícil segui-lo, ou, ele não tem forças para isso, porque tal pessoa se priva da graça de Deus e, como fosse, afasta a mão amiga de Jesus Cristo.

Mas ai do homem que se opõe a Jesus Cristo e é obstinado e, de certa forma, se levanta contra Ele, porque a sorte de tais pessoas está no lago de fogo que arde com enxofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário