Justificação apenas pela fé? A resposta do Patriarca Jeremias II aos teólogos luteranos


A Resposta do Patriarca Jeremias II aos teólogos luteranos de Tübingen, sobre a Confissão de Augsburgo (séc. XVI).

Da primeira resposta de Constantinopla a Tübingen
[6. A Nova Obediência]

O sexto [artigo] garante que é necessário fazer boas obras, mas não depender delas de acordo com a passagem: "Não entres em juízo com o teu servo" [Sl 143:2]. Com relação a isso dizemos que a fé precede, e então as obras seguem e são necessárias de acordo com o mandamento de Deus. Aquele que os cumpre, como deve, recebe recompensa e honra na vida eterna. Na verdade, as boas obras não são separadas, mas necessárias para a verdadeira fé. Não se deve confiar nas obras nem se gabar de uma maneira farisaica. E mesmo que tenhamos cumprido tudo, de acordo com a palavra do Senhor, "somos servos indignos" [Lc 17:10]. Todas as coisas devem ser referidas à justiça de Deus porque as coisas que foram oferecidas por nós são pequenas ou nada. De acordo com Crisóstomo, foi estabelecido que Deus não conduz aqueles de nós que estão ociosos para o Seu reino. O Senhor "se opõe aos soberbos, mas dá graça aos humildes" [1 Pe 5:5; ver Tg 4: 6; Pr 3:24]. Não se deve vangloriar-se de obras. Mas fazê-las e cumpri-las é muito necessário. Pois sem as obras divinas é impossível ser salvo. Se, então, formos convencidos pelo Senhor que diz: "Se sabes estas coisas, bem-aventurado és se as fizeres" [Jo 13:17], será para nosso benefício.

É necessário unir nossas boas obras com a misericórdia de cima. Se nos desculparmos por causa de nossa fraqueza ou da bondade de Deus e não adicionarmos algo nosso, não haverá benefício para nós. Como podemos invocar a misericórdia para a cura de nossas iniqüidades, se não temos feito nada para apaziguar o Divino? Ouçamos como Crisóstomo explicou as palavras do Salmo 129: "Das profundezas clamo a ti, Senhor. Senhor, ouve a minha voz" [1-2]:
'Disto aprendemos duas coisas: que não se pode simplesmente esperar algo de Deus se nada de nós vier', porque primeiro diz: 'Eu choro' e, em seguida, 'ouve minha voz'. Além disso, a oração longa, cheia de lágrimas, tem mais poder para convencer Deus a ouvir o que foi pedido. Mas assim ninguém pode dizer que, visto que ele é um pecador e cheio de milhares de males, 'Eu não posso vir antes e orar, e invocar a Deus'. Ele tira todas as dúvidas dizendo: 'Se tu, Senhor, observares as iniqüidades, Senhor, quem poderia resistir?' [Sal 129: 3]. Aqui, a palavra 'quem' deve ser substituída pela palavra 'ninguém', porque não há ninguém, ninguém que, de acordo com um exame estrito de suas obras, possa alcançar misericórdia e benevolência. Se você retira a misericórdia e Deus justamente impõe a pena da sentença e distribui punições pelos pecados, quem será capaz de suportar o julgamento? Por necessidade, todos teriam que se submeter à destruição. E dizemos essas coisas não para levar as almas ao descuido, mas sim para consolar aqueles que caíram no desespero. Porque quem pode se orgulhar de ter um coração puro? Ou quem pode proclamar que está livre de pecados? E o que posso dizer dos outros? Pois se coloco São Paulo em nosso meio e desejo pedir-lhe que dê um relato preciso do que aconteceu [no caso dele], ele não conseguirá se conter. Por que ele pode dizer? Ele leu os profetas. Ele era um zelota com respeito ao rigor da lei dos antepassados. Ele viu sinais. No entanto, ele ainda não havia ascendido àquela visão incrível que apreciou, nem ele tinha ouvido aquela voz incrível. Antes ele estava, em todas as coisas, confuso.
Além disso, não foi Pedro, o chefe [apóstolo], que depois de milhares de milagres e outros, reprovado em concílio por sua queda grave? Se, então, Ele não julgar por misericórdia e compaixão, mas pronunciar um julgamento preciso, então [o Senhor] irá considerar todos nós culpados. Portanto, o apóstolo Paulo disse: 'Não estou ciente de nada contra mim mesmo, mas não fui por isso absolvido. É o Senhor quem me julga' [I Cor 4:4]. E o Profeta disse: 'Se tu, ó Senhor, notares as iniqüidades, Senhor, quem resistirá?' [Sal 129:3]. E a duplicação [da palavra Senhor] não é simplesmente dita, mas [o Profeta] ficou maravilhado e surpreso com a grandeza da misericórdia de Deus, Sua majestade sem limites e o mar insondável de Sua bondade. Ele sabia, e sabia claramente, que somos responsáveis ​​perante Deus por muitas dívidas, e que mesmo o menor dos pecados são merecedores de grande punição. 'Pois contigo está o perdão' [Sl 129:3]. Isso significa que escapar do castigo eterno não depende de nossas conquistas, mas de Tua bondade... Se não desfrutarmos de Tua misericórdia, nossas conquistas em si não são suficientes para nos arrebatar da ira futura. Mas agora você tem misericórdia e justiça unidas, e você prefere usar a primeira em vez da última. E o Senhor disse isso claramente por meio do Profeta: 'Eu sou Aquele que apaga as tuas transgressões' [Is 43:25], isto é, vem de mim, é da minha bondade porque aquelas coisas que são suas, embora sejam boas, nunca serão suficientes para libertá-lo do castigo se a obra de minha misericórdia não fosse adicionada. E [o Senhor] também [disse]: 'Eu te carregarei' [Is 46:4]. Na verdade, a expiação pertence por direito a Deus, Aquele que é verdadeiramente misericordioso. Portanto, ele examina com moderação. 'Por amor do teu nome tenho esperado por ti, ó Senhor' [Sl 129:5]. Por causa do teu nome, que é misericordioso, tenho esperado a salvação. Quando olhava para meus próprios assuntos, voltava a ficar desesperado, como antes; mas agora, atendendo à Tua lei e cumprindo Tuas palavras, tenho grandes expectativas. Tu és Aquele que disse, 'como o céu está distante da terra' [Is 55:9], 'então os meus conselhos não são como os teus conselhos, nem os meus caminhos como os teus caminhos' [Is 55:8]. E ainda: 'Assim como o céu está elevado acima da terra, assim o Senhor aumentou a Sua misericórdia para com os que O temem' [Sl 102:11]; isto é, não apenas eu [Deus] salvei aqueles que realizam [boas] coisas, mas também poupei os pecadores.

(...)

Vamos buscar boas obras. Não procuremos o cisco que está no olho do outro, mas vejamos o tronco que está no nosso [cf. Mt 7:3]. E, assim, com a graça de Deus, seremos capazes de alcançar dignamente as coisas boas que estão por vir. Portanto, o poder das obras é grande; e mesmo quando cometemos pecados, Deus os limpa por meio do arrependimento. Não se deve vangloriar-se delas nem depender delas, pois isso seria pecaminoso; mas, tanto quanto você pode, cumpra as obras que são o resultado da fé e são necessárias. Pois, se os que expulsaram demônios e profetizaram forem rejeitados e não viveram uma vida comparável, quanto mais [seremos rejeitados] se formos negligentes e não cumprirmos os mandamentos? Cristo dirá a essas pessoas: "Nunca vos conheci" [Mt ​​7,23; cf. Lc 13:27].

Da segunda resposta de Constantinopla a Tübingen
[1. A distinção entre lei e lei espiritual]

Não dizemos apenas que aqueles que obedecem à lei serão justificados, mas aqueles que obedecem à lei espiritual, que é entendida espiritualmente e de acordo com o homem interior. Na verdade, por "cumprir a lei do espírito" tanto quanto podemos, seremos justificados e não cairemos em desgraça porque o Verbo da purificação passou para as profundezas da alma. No entanto, aqueles que servem a lei de acordo com sua expressão externa caem totalmente da graça divina, pois eles não sabem que o cumprimento pela graça da lei espiritual limpa a mente de todos os pontos; nem conhecem o fim da lei, que é Cristo. Ele, como o criador de tudo, é também o criador da lei da natureza, e como Aquele que pré-concebeu a lei, é doador tanto daquilo que está escrito na letra como também daquilo que está em espírito ou na graça.

(...)

[6. São Tiago sobre a relação entre fé e obras]

Além disso, o irmão de Deus [Tiago] no capítulo 2 de sua Epístola concorda, dizendo:
Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, mas não tiver as obras? Sua fé pode salvá-lo? Se um irmão ou irmã está malvestido e com falta de alimento diário, e um de vocês lhes diz: 'Vão em paz, aqueçam-se e fartam-se', sem lhes dar as coisas necessárias para o corpo, de que adianta? Portanto, a fé por si só, se não tiver obras, está morta. Mas alguém dirá: 'Você tem fé e eu tenho obras. Mostre-me sua fé sem as suas obras, e eu pelas minhas obras mostrarei a você minha fé.' Você acredita que Deus é um; faz bem. Até os demônios acreditam - e estremecem. Você quer que lhe mostre, seu tolo, que a fé sem as obras é estéril? Não foi nosso pai Abraão justificado pelas obras quando ofereceu seu filho, Isaque, sobre o altar? Você vê que a fé estava ativa junto com suas obras, e a fé foi aperfeiçoada por obras, e a Escritura foi cumprida que diz: 'Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado como justiça'; e ele foi chamado amigo de Deus. Você vê que um homem é justificado pelas obras e não somente pela fé, como dissemos. Pois como o corpo sem o espírito está morto, então a fé sem as obras está morta [cf. Tg 2: 14-24, 26].
[7. Intercorrelação de fé, esperança e amor para a salvação]

Vamos considerar se não foi dito em vão que sem fé, esperança e amor, é impossível ser salvo. Pois como nós, de fato, precisamos dos olhos do nosso corpo para ver as coisas visíveis, então, sem dúvida, temos necessidade de fé para o estudo das coisas divinas. Pois, como o conhecimento das questões vem de acordo com a proporção das realizações dos mandamentos, também o conhecimento da verdade vem de acordo com a medida da esperança em Cristo [cf. Jo 7:17]. E como, de fato, é adequado adorar nada mais que Deus, então não se deve esperar em nenhum outro senão somente em Deus, que é Aquele que cuida de todos [cf. Mt 4:10]. Assim como aquele que tem esperança no homem é amaldiçoado, bem-aventurado aquele que repousa em Deus. E assim como a lembrança da chama não aquece o corpo, da mesma maneira, a fé sem amor não efetua a luz do conhecimento na alma. Na verdade, é impossível que o amor seja encontrado sem esperança. Por isso, os Santos Padres dizem que uma coisa é permanente: a esperança em Deus. Todas as outras coisas não são realidade, mas meramente pensamento. Aquele que firmou seu coração no poder da fé nada tem sem obras. E quando alguém não tem nada, ele limita tudo à fé. Na verdade, o poder da fé está nas boas obras. E aquele que foi privado de amor, foi privado do próprio Deus. Deve-se empenhar em tais obras e também ter esperança nEle. Pois se você se perguntasse a si mesmo ou a outro cristão verdadeiro em que fundamento os que estão sendo salvos têm esperança de salvação, ele certamente diria que esperamos apenas na misericórdia de Deus. Mas esta é a paciência de Deus. Pois se Ele não suportasse o mal por nós, ninguém seria salvo, visto que ninguém entre os homens está sem pecado. “Mesmo se a sua vida fosse apenas um dia na terra” [Jó 14: 4-5]. Portanto, se temos a esperança da salvação na paciência de Deus, essa esperança de salvação, de fato, é dada apenas àqueles que suportam o mal e não àqueles que carregam malícia. Então, sejamos, tanto quanto possível, pacientes, perdoando piedosamente os outros que nos ofenderam; e então o Pai Celestial não apenas nos perdoará, mas também nos concederá a vida eterna em Cristo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário