O juízo final




Pe. Thomas Hopko 

"e Ele virá novamente com glória para julgar os vivos e os mortos...."

Este Jesus que dentre vós foi elevado ao céu, virá do mesmo modo como o vistes subir ao céu (Atos 1.11).

Estas palavras dos anjos são dirigidas aos apóstolos na ascensão do Senhor. Cristo voltará em glória, “não para lidar com o pecado, mas para salvar os que o esperam” (Hb 9.28).

Pois o próprio Senhor descerá do céu com um grito de comando, com o chamado dos arcanjos e com o som da trombeta de Deus. E os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; então nós que estivermos vivos, que ficarmos, seremos arrebatados na nuvem para encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor (1 Ts 4.16-17, a leitura da Epístola do serviço fúnebre ortodoxo).

A vinda do Senhor no fim dos tempos será o Dia do Juízo, o Dia do Senhor predito no Antigo Testamento e predito pelo próprio Jesus (por exemplo, Dan 7; Mt 24). O tempo exato do fim não é predito, nem mesmo por Jesus, para que os homens estejam sempre preparados por constante vigília e boas obras.

A própria presença de Cristo como a Verdade e a Luz é em si o julgamento do mundo. Nesse sentido, todos os homens e o mundo inteiro já estão julgados ou, mais precisamente, já vivem na presença plena dessa realidade – Cristo e Suas obras – pela qual serão julgados em última instância. Com Cristo agora revelado, não há mais desculpa para ignorância e pecado (Jo 9.39).

Neste ponto é necessário notar que no juízo final estarão aqueles “à esquerda” que irão para “o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41; Ap 20). Que este seja o caso não é culpa de Deus. É culpa apenas dos homens, pois “como ouço, julgo, e o meu julgamento é justo”, diz o Senhor (Jo 5,30).

Julgamento

Deus “não tem prazer na morte do ímpio” (Ez 18.22). Ele “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2.4). Ele faz tudo ao Seu alcance para que a salvação e a vida eterna estejam disponíveis e sejam possíveis para todos. Não há mais nada que Deus possa fazer. Tudo agora depende do homem. Se alguns homens recusam o dom da vida em comunhão com Deus, o Senhor só pode honrar essa recusa e respeitar a liberdade de Suas criaturas que Ele mesmo deu e não tomará de volta. Deus permite que os homens vivam “com o diabo e seus anjos” se assim o desejarem. Mesmo nisso Ele é amoroso e justo. Pois se a presença de Deus como o “fogo consumidor” (Hb 12,29) e a “luz inacessível” (1Tm 6,16) que deleita aqueles que o amam só produz ódio e angústia naqueles que não “amam a sua manifestação” (2Tm 4,8), não há nada mais que Deus possa fazer exceto destruir completamente Suas criaturas pecadoras, ou destruir a Si mesmo. Mas Deus existirá e permitirá que Suas criaturas existam. Ele também não esconderá Sua Face para sempre.

A doutrina do inferno eterno, portanto, não significa que Deus tortura ativamente as pessoas por meios desamorosos e perversos. Não significa que Deus se deleita no castigo e na dor de Seu povo a quem Ele ama. Tampouco significa que Deus “se separa” de Seu povo, causando-lhes angústia nessa separação (pois, de fato, se as pessoas odeiam a Deus, a separação seria bem-vinda, e não abominada!). Significa antes que Deus continua a permitir que todas as pessoas, santos e pecadores, existam para sempre. Todos são ressuscitados dentre os mortos para a vida eterna: “os que fizeram o bem, para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação” (Jo 5,29). No final, Deus “será tudo em todos” (1 Cor 15,28). Para aqueles que amam a Deus, a ressurreição dos mortos e a presença de Deus serão o paraíso. Para aqueles que odeiam a Deus, a ressurreição dos mortos e a presença de Deus serão o inferno. Este é o ensinamento dos pais da Igreja.

Surgiu uma luz para os justos, e sua parceira é a alegria jubilosa. E a luz dos justos é eterna. . .
Apenas uma luz nos deixe evitar - aquela que é a descendência do fogo doloroso. . .

Pois eu conheço um fogo purificador que Cristo veio para enviar sobre a terra, e Ele mesmo é chamado de Fogo. Este Fogo tira tudo o que é material e de má qualidade; e isso Ele deseja acender com toda a velocidade. . .

Conheço também um fogo que não purifica, mas vinga. . . que Ele derrama sobre todos os pecadores. . . o que está preparado para o diabo e seus anjos. . . o que procede da Face do Senhor e queimará Seus inimigos ao redor. . . o fogo inextinguível que . . . é eterno para os ímpios. Pois todos estes pertencem ao poder destruidor, embora alguns possam preferir mesmo neste caso ter uma visão mais misericordiosa deste fogo, mais digna Daquele que castiga.
(São Gregório, o Teólogo)

. . . aqueles que se encontram na Geena serão castigados com o flagelo do amor. Quão cruel e amargo será este tormento de amor! Pois aqueles que entendem que pecaram contra o amor sofrem maiores sofrimentos do que aqueles produzidos pelas mais terríveis torturas. A dor que se apodera do coração que pecou contra o amor é mais penetrante do que qualquer outra dor. Não é correto dizer que os pecadores no inferno são privados do amor de Deus. . . Mas o amor age de duas maneiras diferentes, como sofrimento no reprovado e como alegria no bem-aventurado.
(São Isaac da Síria)

Assim, o julgamento final e o destino eterno do homem dependem unicamente de o homem amar ou não a Deus e seus irmãos. Depende se o homem ama ou não a luz mais do que as trevas - ou as trevas mais do que a luz. Depende, poderíamos dizer, se o homem ama ou não o Amor e a própria Luz; se o homem ama ou não a Vida – que é o próprio Deus; o Deus revelado na criação, em todas as coisas, no “menor dos irmãos”.

As condições do julgamento final já são conhecidas. Cristo as mostrou com absoluta clareza.

Quando o Filho do Homem vier em Sua glória, e todos os anjos com Ele, então Ele se assentará em Seu trono glorioso. Diante dele serão reunidas todas as nações e Ele as separará umas das outras como o pastor separa as ovelhas dos cabritos, e colocará as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então o Rei dirá aos que estiverem à Sua direita: “Vinde, benditos de meu Pai, herdai o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome e me destes de comer, tive sede e me destes de beber, era estrangeiro e me acolheste, estava nu e me vestiste, adoeci e me visitaste, estive na prisão e tu veio até mim."

Então os justos lhe responderão: “Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? E quando Te vimos estrangeiro e Te recebemos, ou nu e Te vestimos? E quando te vimos doente ou na prisão e te visitamos?”

E o Rei lhes responderá: “Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”.

Então Ele dirá aos que estiverem à Sua esquerda: “Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber, era estrangeiro e não me recebestes, nu e não me vestistes, doente e preso e não me visitastes .”

Então eles também responderão: “Senhor, quando foi que te vimos com fome ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, enfermo ou preso, e não te servimos?”

Então Ele lhes responderá: “Em verdade vos digo que, como não fizestes a nenhum destes pequeninos, a mim não o fizestes”. E eles irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna.
(Mt 25,31–46, leitura do Evangelho para o Domingo do Julgamento Final)

É Cristo quem julgará, não Deus o Pai. Cristo recebeu o poder de julgamento “porque Ele é o Filho do Homem” (Jo 5,27). Assim, o homem e o mundo não são julgados por Deus “sentado em uma nuvem”, por assim dizer, mas por Aquele que é verdadeiramente um homem, Aquele que sofreu todas as tentações deste mundo e saiu vitorioso. O mundo é julgado por Aquele que era Ele mesmo faminto, sedento, estrangeiro, nu, preso, ferido e, no entanto, a salvação de todos. Como o Crucificado, Cristo alcançou com justiça a autoridade para julgar, pois somente Ele foi o servo perfeitamente obediente do Pai que conhece as profundezas da tragédia humana por Sua própria experiência.

Pois Ele retribuirá a cada um segundo as suas obras: àqueles que, com perseverança em fazer o bem, buscam glória, honra e imortalidade, Ele dará a vida eterna; mas para aqueles que são facciosos e não obedecem à verdade, mas obedecem à maldade, haverá ira e fúria. Haverá tribulação e angústia para todo ser humano que pratica o mal. . . mas glória, honra e paz para todo aquele que faz o bem. . . pois Deus não mostra parcialidade. Todos os que pecaram sem a lei, e todos os que pecaram sob a lei serão julgados pela lei. Pois não são os ouvintes da lei que são justos diante de Deus, mas os praticantes da lei que serão justificados (Rm 2.6ss).

Nenhum comentário:

Postar um comentário